31 Países representados nos Campeonatos Internacionais de Columbofilia em Mira

O Columbódromo Internacional Gaspar Vila Nova, em Portomar, em Mira, é a “casa” dos Campeonatos Internacionais de Columbofilia – Mira 2019.

A prova, que se realiza no próximo dia 31 de agosto, é organizada pela Federação Portuguesa de Columbofilia (FPC), com a colaboração do Município de Mira, coloca em competição pombos-correio provenientes de 31 países, tendo os “atletas” iniciado no dia 7 de julho, os treinos oficiais de preparação para a prova final.

Esta edição dos Campeonatos Internacionais de Mira vão incluir 7 provas em simultâneo, o Grand Prix de Portugal – prova que conta para o Mundial Ranking da Federação Columbófila Internacional (FCI), o Campeonato da Europa, o Campeonato da Europa de Jovens – dedicado a columbófilos com menos de 25 anos de idade, o Torneio Ibero Latino Americano, a Liga das Nações – que coloca em confronto as seleções nacionais europeias e as ibero latino americanas – a Liga Nacional de Campeões, prova em que só participam os campeões gerais dos clubes portugueses, e o Campeonato Nacional de Jovens.

Estima-se que participarão na prova final cerca de 1.200 pombos. A solta será única para todas as provas e decorre a partir de Luciana (Espanha). Os “atletas” vão percorrer, aproximadamente, 420 kms até Mira, colorindo os céus ibéricos, com a solta a decorrer, se as condições meteorológicas forem favoráveis, às 06h30. As chegadas, dependentes da hora de solta, estão previstas a partir das 12h00, no Columbódromo de Mira.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Mira “é um orgulho receber mais uma vez os campeonatos Internacionais de Columbofilia em Mira. Esperamos que seja um dia de alegria, convívio e sucesso para todos os participantes e para aqueles que nos visitam. Mira é mais uma vez a “Capital Mundial” na modalidade da Columbofilia. Este evento para além de trazer participantes de todo o mundo é mais uma forma de promover o concelho e Portugal a nível Turístico e Desportivo.”

No decurso dos campeonatos Internacionais de Mira serão entregues os troféus aos columbófilos portugueses que se sagraram campeões do mundo, em Taiwan, no decurso de 2018. Recorde-se que Portugal foi campeão do Mundo nas três vertentes em disputa, classificação individual, pombo ás e países.

Para o presidente da Federação Columbófila Brasileira – FCB, David Gonçalves, “o evento dessa magnitude  realizado em Mira, objetiva fortalecer cada vez mais a Columbofilia Mundial e, por essa razão, a nossa Federação está marcando sua presença através dos nossos representantes – Dr. Cláudio Manoel Molina Boriola – Diretor de Relações Internacionais e José de Oliveira Jordão – Diretor de Eventos Nacionais, a fim de estreitar cada vez mais nossos laços de fraternidade e amizades com importantes trocas de conhecimentos com todos os  participantes de mais este importante evento internacional.”

Serão também homenageados os columbófilos portugueses que integraram a seleção nacional na 37ª Olimpíada de Columbofilia, que decorreu em Poznán, na Polónia, em janeiro de 2019.

Nesta homenagem especial destaque para o columbófilo Mauro Aniceto que se sagrou campeão olímpico de velocidade.

Campeonatos Internacionais de Columbofilia Mira 2019 decorreram a 31 de agosto de 2019. Perto de 1200 pombos foram soltos de Luciana, Espanha, com destino ao Columbódromo Internacional Gaspar Vila Nova, em Portomar (Mira).

Clique aqui e assista o evento do Evento 

 

Deixe um comentário

Rolar para cima