Columbofilia brasileira em destaque: FCB conquista registro no MAPA, promove rastreabilidade e facilita fiscalizações com novo Certificado de pombal!

São Paulo, Brasil – A Columbofilia brasileira está vivendo um momento histórico de reconhecimento internacional. A Federação Columbófila Brasileira (FCB) anunciou recentemente importantes conquistas que impulsionam o esporte e consolidam o Brasil como protagonista no cenário da avicultura esportiva.

A FCB, empenhada em promover e regulamentar a Columbofilia no país, já é filiada à renomada Federação Colombófila Internacional (FCI) e à Associação Ibero Latina Americana de Columbofilia (AILAC). Essas filiações representam o reconhecimento da qualidade e do valor do trabalho desenvolvido pela FCB, abrindo portas para competições internacionais e intercâmbio de conhecimentos com criadores de todo o mundo.

Além disso, a FCB obteve o registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), tornando-se a única entidade oficial e legítima da Columbofilia brasileira. Essa conquista, que está registrada em cartório e disponível no site oficial da FCB (www.fcb.org.br), representa um marco significativo para o esporte, conferindo credibilidade e respaldo governamental às práticas da federação.

Outro destaque é a atualização do estatuto social da FCB, realizada em abril de 2023. Essas atualizações, disponíveis no site da entidade, refletem o compromisso da FCB em se adaptar às mudanças legais e às demandas do esporte. Entre os destaques estão a incorporação da lei de maus tratos aos animais, reforçando o compromisso da FCB com o bem-estar das aves e promovendo práticas éticas e responsáveis na Columbofilia.

Os resultados oficiais e a valorização das aves registradas também ganham relevância nesse cenário. Com critérios transparentes e confiáveis estabelecidos pela FCB, os columbófilos têm a oportunidade de avaliar o desempenho das aves e premiar os mais talentosos. A valorização das aves registradas com as anilhas oficiais FCB-BR/FCI, juntamente com o número de rastreabilidade fornecido pelo MAPA, garante a origem legítima e o acompanhamento adequado das aves, elevando a confiança dos criadores e promovendo a valorização do patrimônio genético dos pombos-correio.

Uma das grandes novidades é o lançamento do novo certificado de pombal, que será disponibilizado a todos os criadores oficiais registrados por meio do Sistema Oficial FCB. Esse certificado traz consigo diversos benefícios, incluindo a facilitação nas fiscalizações sanitárias. Com os números de elementos de rastreabilidade presentes no certificado, as autoridades sanitárias poderão realizar verificações mais eficientes e precisas, garantindo a conformidade e a saúde das aves.

Essas conquistas têm um impacto significativo para a Columbofilia brasileira. Através da filiação à FCI e à AILAC, a Columbofilia do Brasil ganha visibilidade global, estabelece conexões com criadores de diversos países e fortalece sua posição como um dos principais expoentes da avicultura esportiva internacional.

“A filiação à FCI e à AILAC, o registro no MAPA e o lançamento do novo certificado de pombal representam conquistas fundamentais para a Columbofilia brasileira. Estamos comprometidos em promover um esporte ético, responsável e que valorize o bem-estar animal. Com essas iniciativas, fortalecemos a confiança dos criadores, facilitamos as fiscalizações sanitárias e garantimos a excelência da Columbofilia em nosso país”, afirmou o presidente da FCB.

A Columbofilia brasileira está, sem dúvida, alçando voos cada vez mais altos. Com a FCB à frente desse movimento, o futuro promissor do esporte é garantido, proporcionando alegria, competição saudável e união entre criadores oficiais de pombos-correio em todo o país.

Assessoria de Comunicação

Deixe um comentário

Rolar para cima