O que é Columbofilia?

O que é Columbofilia?

A Colombofilia é a arte de criar e treinar pombos de corrida, tem como objetivo o esporte, mas também é usada em casos de catástrofes, operações de resgate, trocas de amostras entre hospitais, etc.

Desde os tempos antigos, há notícias da utilidade dos pombos em guerras, egípcios, gregos, romanos, árabes, etc … 

Atualmente, apesar da existência de meios sofisticados, o pombo-correio abrange o trabalho insubstituível como elos eficazes e seguro nas etapas de informação entre diferentes zonas estratégicas nos conflitos militares. Há, portanto, pombos-correio decorados para méritos de guerra.

A prática deste esporte desenvolve permanentemente sentimentos biológicos naturais e sensibiliza para a proteção da natureza.

O apreciador (columbófilo) chega a estabelecer uma compreensão com seus pombos como treinador eseus alunos. Entendimento necessário para enviá-los para competir ou para favorecer o retorno nas melhores condições. 

Favorece a comunicação entre criadores, criando uma amizade sincera e esportiva. Um grau de emoção e expectativas é apreciado, que tem sua expressão máxima no momento da chegada do pombo ao seu objetivo após o esforço realizado.

Assim podemos considerar que o pombo-correio é um verdadeiro atleta. 

No esporte eles são usados ​​da seguinte maneira:

* Os pombos são levados para o ponto de liberação designado. De lá eles são liberados para retornar aos seus pombais.

* Após o retorno, o tempo gasto no voo (corrida) é verificado com relógios especiais.

* Com os tempos dos pombos que regressaram são verificados, daí se finaliza com as classificações individuais ou de equipe como estabelecidas.

Autor: Cláudio Boriola

2 comentários em “O que é Columbofilia?”

Deixe um comentário

Rolar para cima