Sistema para reprodução

Sistema para reprodução

Para os seus pombos não perderem a forma, a temperatura no seu pombal deve estar acima de 10 e abaixo dos 30 graus Célsius, e a humidade mantida abaixo de 65%.

Estas são as condições que favorecem a saúde contínua e conhecida como a zona termo neutra para o pombo.

Na maioria dos pombais, é a humidade, mais do que a temperatura, que influencia a forma dos seus pombos.

Humidade mede a quantidade de humidade no ar, independentemente da temperatura do ar, mas é a humidade elevada (superior a 65%) associado a uma temperatura abaixo de 15 graus Célsius que mais afeta a capacidade dos pombos descansarem.

O pombo perde a forma e se torna-se susceptível às doenças, quando não têm o repouso adequado.

As fezes no pombal são a melhor indicação dos níveis de humidade.

Num pombal saudável, uma baixa humidade (inferior a 55%) apresenta-se fezes castanhas e consistentes enquanto uma maior humidade (superior a 65%) irá produzir fezes aquosas e verdes.

À noite, quando os pombos precisam de descansar, há sempre um aumento na humidade, porque quando a temperatura cai a humidade aumenta. Isto explica as fezes líquidas e verdes na manhã após uma noite fria e húmida, mas que viram castanhas e consistentes durante o dia sempre que a temperatura aumenta.

Não há dois pombais, mesmo se eles são idênticos, terão  o mesmo nível de humidade, pois a humidade dentro do pombal está diretamente relacionada com a humidade fora do pombal.

O fator de controle de humidade é a localização (ou região) do pombal.

A única diferença é a localização do pombal.

Alto risco humidade:

Pombais perto da água (mar, lagos, rios, canais, canais de drenagem, piscinas de natação).

Pombais adjacentes às grandes áreas baixas abertas (áreas gramadas, áreas de nevoeiro).

Pombais sem sol para secar o chão (debaixo de árvores, nos vales, no lado errado do morro, há sol até o final da tarde).

Pombais em áreas de alta pluviosidade.

Estes pombais exigem um design para que a humidade externa não entre.

O isolamento é o primeiro passo para controlar flutuações de temperatura e alta humidade no interior do pombal.

É a humidade gotas de condensação que aparecem no interior das paredes e tetos não isolados, que aumentam a humidade dentro do pombal para níveis muito elevados que predispõem os pombos a doenças respiratórias e inquietação.

O isolamento das paredes e do teto vai parar essa condensação e permitem o controlo de doenças respiratórias com o mínimo uso de medicamentos.

Em áreas com humidade alta, fechar o pombal até à noite ou quando está a chover é um bom método de controlar a humidade dentro do pombal (persianas são muito usadas), mas a circulação do ar e da qualidade do ar dentro do pombal não devem ser comprometidos.

Muito frequentemente, o pombal é completamente fechado, sem pensar sobre a circulação de ar.

Aquecedor a noite é benéfico para os seus pombos. Os seus pombos continuam em plena forma quando o pombal está fechado à noite, mantendo-o quente e seco.

No entanto, é melhor ter um pombal muito aberto sem correntes de ar para recuperação de doenças respiratórias para evitar germes acumulados no interior do pombal e de infectar outros pombos.

Aquecedores de barra à base de óleo são seguros e eficazes para usar quando a temperatura cai abaixo de 12 graus Célsius e são usados para evitar a perda de forma, mantendo o ar seco.

Desumidificadores também estão disponíveis, mas o ruído pode impedir que os seus pombos do repousem bem.
Higrómetros podem ser instalados para monitorizar a humidade dentro do pombal, mas muitas vezes os sais na areia ou pó mineral são igualmente eficazes no controlo de humidade superior a 65%.

Estes sais de atrair a humidade. Podemos também utilizar areia de sílica (areia utilizada para gatos) no chão dos seus pombais.

 

 

Deixe um comentário

Rolar para cima