Quem somos

Federação Columbófila Brasileira: Preservando a Tradição, Impulsionando o Esporte, Fortalecendo a Comunidade e Promovendo a Responsabilidade Social

Fundada em 1936, a Federação Columbófila Brasileira (FCB) é a entidade máxima que regula e organiza a criação de pombos-correio em todo o país. Com mais de 70 anos de história, a FCB se dedica à preservação da tradição columbófila, à promoção do conhecimento técnico, ao incentivo à criação, ao treinamento e às competições de pombos-correio, além de reconhecer a importância da responsabilidade social da modalidade.

A FCB: Uma Entidade Federativa sem Fins Lucrativos e Registrada no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

A FCB se destaca por sua solidez institucional, sendo uma entidade federativa sem fins lucrativos, devidamente registrada junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Essa característica garante a transparência e a lisura em todas as suas ações, reforçando o compromisso da entidade com o desenvolvimento responsável e sustentável da columbofilia no Brasil.

Atuação Abrangente e Compromisso com a Responsabilidade Social

A FCB atua em diversas frentes para fortalecer a columbofilia no Brasil, com foco não apenas no desenvolvimento do esporte, mas também na responsabilidade social:

  • Promoção do Conhecimento Técnico: A Federação oferece cursos, treinamentos e workshops sobre o manejo, alimentação e saúde dos pombos, disseminando conhecimento essencial para a criação responsável e de alta qualidade, além de promover a ética e o bem-estar animal na prática da columbofilia.
  • Incentivo à Organização: A FCB apoia a formação de associações e clubes de columbofilia, proporcionando um ambiente propício para a troca de experiências, a integração dos columbófilos e o desenvolvimento de projetos em conjunto, com foco na inclusão social e na promoção da cidadania.
  • Competições e Torneios: A organização de competições e torneios em nível nacional e internacional é um dos pilares da FCB. Através desses eventos, os columbófilos competem entre si, testam suas habilidades e contribuem para o aprimoramento da modalidade, sempre com os princípios da ética e da responsabilidade social em mente.
  • Filiação à FCI: A FCB é filiada à Federação Colombófila Internacional (FCI), a maior organização mundial do esporte. Essa filiação permite o intercâmbio de informações, conhecimentos e tecnologias com columbófilos de todo o mundo, além da participação em competições internacionais, sempre buscando levar a mensagem da responsabilidade social da columbofilia para o mundo.
  • Função Social: A FCB reconhece a importância social da columbofilia, que pode ser praticada por pessoas de todas as idades e classes sociais. A criação de pombos-correio pode ser uma atividade educativa e divertida para crianças e jovens, além de proporcionar um contato maior com a natureza e o meio ambiente, promovendo a educação ambiental e a responsabilidade social.

Um Legado de Tradição e um Futuro Promissor

Ao longo de sua história, a FCB tem sido fundamental para o desenvolvimento da columbofilia no Brasil. A entidade contribuiu para a profissionalização da modalidade, a elevação do nível técnico das competições, a preservação da tradição columbófila e, cada vez mais, para a promoção da responsabilidade social da modalidade.

Com um olhar para o futuro, a FCB busca aprimorar ainda mais seus serviços e programas, expandindo sua atuação e fortalecendo a comunidade columbófila brasileira. A entidade está comprometida com o desenvolvimento sustentável da modalidade, promovendo a ética, o bem-estar animal, a inclusão social e a responsabilidade social em todas as suas ações.

Junte-se à FCB e faça parte da história da columbofilia brasileira, contribuindo para a construção de um futuro mais justo, responsável e sustentável!

Rolar para cima