Quem somos

A Federação Columbófila Brasileira (FCB) é uma entidade que foi fundada em 1936 e tem como objetivo principal regular e organizar a criação de pombos-correio em todo o Brasil. A FCB é a maior autoridade em relação aos pombos-correio no país e tem uma grande importância para a preservação da tradição columbófila no Brasil.

A columbofilia é uma atividade que tem origem no século XIX, quando os pombos-correio eram utilizados como meio de transporte de mensagens. A partir daí, a criação de pombos para competições e torneios se tornou uma prática bastante popular em diversos países, inclusive no Brasil. A FCB tem uma grande responsabilidade na preservação dessa tradição e no incentivo à criação, adestramento e competições de pombos-correio.

A FCB desempenha diversas funções importantes, tais como a promoção do conhecimento técnico sobre o manejo, alimentação e saúde dos pombos, além de incentivar a formação de associações e clubes. A Federação também é responsável pela organização de competições e torneios em nível nacional e internacional, o que contribui para o fortalecimento do esporte columbófilo no Brasil e para a integração de columbófilos de todo o país.

A FCB é filiada à Federação Colombófila Internacional (FCI), que é a maior organização mundial responsável pela regulamentação da criação e do esporte de pombos-correio. A FCI é uma federação internacional que congrega mais de 60 países e tem como objetivo fomentar o intercâmbio de informações, conhecimentos e tecnologias entre os membros, além de promover a realização de competições internacionais.

A Associação Ibero-latino-americana de Columbofilia (AILAC) é uma organização que reúne as federações columbófilas dos países da América Latina e da Península Ibérica. Fundada em 1959, a AILAC tem como objetivo promover e fomentar o esporte columbófilo na região, além de incentivar o intercâmbio cultural e a integração entre os países membros.

A FCB também é uma das filiadas da AILAC e, por meio dessa associação, participa de diversas atividades e eventos regionais, tais como congressos, seminários e competições. A AILAC é uma importante organização para a columbofilia na América Latina, pois promove a troca de experiências entre as federações dos países membros, o que contribui para o desenvolvimento técnico e esportivo da modalidade na região.

Além disso, a FCB tem uma importante função social, pois a columbofilia pode ser praticada por pessoas de todas as idades e classes sociais. A criação de pombos-correio pode ser uma atividade educativa e divertida para crianças e jovens, além de proporcionar um contato maior com a natureza e o meio ambiente.

A Federação Columbófila Brasileira tem uma grande importância para a preservação da tradição e da cultura columbófila no Brasil, bem como para o desenvolvimento técnico e esportivo da modalidade. A federação tem uma longa tradição e representa uma importante parte da história do país, sendo fundamental para manter viva essa atividade tão significativa para a cultura e para a sociedade brasileira.

Rolar para cima