Pombo Localizado

Pombos-Correios Oficiais: Identificação, Rastreabilidade e Retorno ao Pombal

Identificação dos Pombos-Correios Oficiais:

Todos os pombos-correios oficiais registrados no Brasil possuem uma Anilha Oficial Original que os distingue de aves criadas para outros fins. Essa anilha contém:

  • Sigla FCB-BR/FCI (FEDERAÇÃO COLUMBÓFILA BRASILEIRA – país BRASIL)
  • Número de série de 7 dígitos
  • Logomarca da FCI (Federação Columbófila Internacional)

Rastreabilidade Animal:

Além da Anilha Oficial Original, as aves dos criadores profissionais oficiais também possuem o Código de Rastreabilidade Animal, emitido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Esse código garante que o criador esteja legalmente registrado na entidade federativa e no órgão competente.

Retorno dos Pombos ao Pombal:

Ao soltar um pombo-correio treinado, não é necessário prendê-lo. Basta alimentá-lo e permitir que ele escolha o seu próprio local para descansar. Na manhã seguinte, ele naturalmente retornará ao pombal.

No entanto, se o pombo retornar à tardinha, é aconselhável mantê-lo sob guarda em um local seguro para soltá-lo nas primeiras horas da manhã seguinte.

Caso a Ave Não Retorne:

Se a ave não retornar ao seu local de criação, você pode preencher o formulário abaixo para que possamos realizar a rastreabilidade e localizar o seu legítimo proprietário:

ATENÇÃO:

  • Antes de preencher o formulário, certifique-se de que a ave está portando a Anilha Oficial Original Registrada com a sigla FCB-BR/FCI 
  • Caso contrário, o Centro de Zoonoses pode ser acionado para lidar com pombos clandestinos através do telefone 156.

Formulário

Nome
Telefone
E-Mail
Numéro da Anilha Oficial
Formulário enviado com sucesso!
Ocorreu um erro ao enviar o formulário. Verifique todos os campos novamente.
Rolar para cima