Todos os pombos-correios Oficiais do Brasil possui uma Anilha Oficial Original com a Sigla – FCB-BR/FCI – (FEDERAÇÃO COLUMBÓFILA BRASILEIRA – país BRASIL) contendo um número de Série de 7 (sete) dígitos mais a logomarca descrita como FCI (Federação Columbófila Internacional).
Além do número de Série Oficial, todas as aves dos criadores profissionais oficiais possui o Código de Rastreabilidade Animal fornecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, o que significa que o Criador está legalmente Registrado na Entidade Federativa e no Órgão competente (MAPA).
Não é necessário prender a ave, basta alimentá-la e deixar que ela mesma escolha o local para descansar. E na manhã seguinte já no pombal. Mas se o pombo chegar à tardinha, pode ser aconselhável mantê-lo sob guarda em um local seguro, para que possa ser solto logo nas primeiras horas da manhã seguinte.
Caso a ave não seguiu seu caminho para retornar ao seu local de criação, preencha o Formulário abaixo para realizarmos a Rastreabilidade e localização do seu proprietário.
ATENÇÃO! Antes de preencher o formulário abaixo certifique que a ave está portando Anilha Oficial Original Registrada com a sigla FCB-BR/FCI, (foto abaixo), caso contrário, deverá acionado o Centro de Zoonoses trabalha com a orientação e educação da população no que diz respeito aos pombos clandestinos através do Telefone 156.
