São José do Rio Preto, 30 de novembro de 2023 – A Federação Columbófila Brasileira (FCB) anuncia uma atualização significativa no processo de Rastreabilidade Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) – Instrução Normativa Nº 5/2018.
A partir do ano de 2024, os números finais de controle da rastreabilidade, gerados automaticamente pelo Sistema do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), será o mesmo contido em cada Anilha Original Oficial FCB-BR-FCI-MAPA.
Até então, o número de rastreabilidade nacional de cada pombo-correio de competição oficial (Cód. 6.12-Columba Lívia) gerado pelo MAPA, possui 15 dígitos, como no exemplo : 076000001234567
No entanto, devido a quantidade de dígitos, a FCB realizou um ajuste em conjunto com o Banco de Dados do MAPA para a utilização do número de (Número de Rastreabilidade/MAPA + Número de Série/FCB), utilizando apenas os 7 (sete) dígitos finais em todas as Anilhas Originais Oficiais FCB-BR-FCI-MAPΑ/2024, gerados pelo Sistema do MAPA, confira o exemplo que será utilizado: 076000001234567
ATENÇÃO!
A partir do ano de 2024, utilizaremos apenas os 7 (sete) números finais gerados pelo MAPA conforme exemplo anterior para identificar as Anilhas Oficiais Originais FCB-BR-FCI-MAPA.
Selo de Autenticidade Internacional Reconhecido no Brasil e no Exterior – FCB-BR-FCI-MAPA
A sigla “FCB-BR-FCI-2024” permanece como parte integrante da identificação.
É crucial destacar que cada Anilha possui o SELO DE AUTENTICIDADE INTERNACIONAL – logomarca da FCI, conforme foto acima, mais o número gerado pelo Sistema do MAPA sendo número único para cada ave, eliminando qualquer possibilidade de duplicidade de numeração.
“A nossa Entidade Federativa tem trabalhado em estreita colaboração com o MAPA para garantir que o sistema de rastreabilidade animal esteja em conformidade com as normativas sanitárias vigentes. A mudança anunciada hoje é um resultado desse trabalho conjunto. Ela representa uma simplificação significativa no sistema, tornando-o mais fácil e eficiente para os criadores oficiais, clubes e autoridades sanitárias. Agradecemos ao MAPA pela parceria e pelo apoio. Continuaremos trabalhando juntos para promover a saúde e o bem-estar dos pombos-correios no Brasil.”, comentou o presidente da FCB, Dr. Cláudio Boriola.
Responsabilidades dos Clubes e Sócios Federados
Os Clubes e Sócios Federados assumem a responsabilidade pelo cadastramento de suas Anilhas no Sistema de Controle (www.fcb.org.br/controle).
O Dirigente do Clube deve realizar o vínculo da numeração das Anilhas ao seu respectivo sócio diretamente no sistema. Essa medida visa evitar quaisquer inconvenientes e desembaraço nas fiscalizações sanitárias.
Agradecemos pela colaboração e compreensão de todos neste processo de aprimoramento. Continuamos empenhados em garantir a qualidade e a integridade das Anilhas Oficiais, bem como a conformidade com as normativas sanitárias
Assessoria de Comunicação