FCB informa estado de emergência zoossanitária devido à influenza aviária H5N1

Caros sócios da Federação Columbófila Brasileira,

É com urgência e preocupação que comunicamos a todos sobre a declaração de estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional. O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), por meio da Portaria nº 578, datada de 22 de maio de 2023, anunciou a detecção da infecção pelo vírus da influenza aviária H5N1 de alta patogenicidade (IAAP) em aves silvestres no Brasil.

O Ministro de Estado da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, embasado nos dispositivos legais pertinentes, decidiu, no artigo 1º da referida portaria, declarar o estado de emergência zoossanitária por um período de 180 dias. Essa medida tem como objetivo controlar e prevenir a propagação do vírus da influenza aviária e proteger a saúde pública e a avicultura brasileira.

O MAPA também prorrogou, por tempo indeterminado, a vigência da Portaria nº 572, de 29 de março de 2023, que já havia sido emitida para combater a influenza aviária no país.

A influenza aviária H5N1 é uma doença altamente contagiosa e pode afetar tanto aves silvestres quanto aves domésticas, representando um risco significativo para a indústria avícola. A detecção em aves silvestres é um sinal de alerta para a necessidade de ações rápidas e eficazes para evitar a disseminação do vírus.

Diante desse cenário, a Federação Columbófila Brasileira recomenda aos seus associados que sigam rigorosamente as diretrizes e medidas de biossegurança estabelecidas pelo MAPA. É fundamental tomar precauções extras para proteger os pombos-correio e evitar qualquer possibilidade de contaminação pelo vírus da influenza aviária.

A FCB está em contato direto com as autoridades competentes e acompanhará de perto os desdobramentos da situação. Estamos comprometidos em manter todos informados sobre qualquer atualização relevante relacionada à emergência zoossanitária.

Neste momento desafiador, é imprescindível que cada columbófilo faça a sua parte, seguindo as orientações das autoridades sanitárias e cooperando ativamente para a contenção da doença.

Reforçamos nosso compromisso com a saúde e o bem-estar das aves e com a integridade da nossa atividade columbófila. Juntos, enfrentaremos essa emergência zoossanitária e protegeremos nossa comunidade.

Atenciosamente,

Dr. Cláudio Boriola – Presidente da Federação Columbófila Brasileira (FCB)

Assessoria de Comunicação


Deixe um comentário

Rolar para cima