Prezados Clubes, Sócios e Columbófilos,
A Federação Columbófila Brasileira (FCB) comunica que, para o ano de 2025, as anilhas não contarão com o subsídio financeiro que vinha sendo oferecido pela FCB. Esta decisão foi tomada após uma análise profunda do cenário econômico, que tem apresentado aumentos significativos nos custos de produção e importação, refletindo-se diretamente no valor final das anilhas.
Reforçamos que nossas anilhas são originais e oficiais, fabricadas com padrões de qualidade supervisionados pela Federação Columbófila Internacional (FCI), além de rastreabilidade e controle de conformidade assegurados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Cada anilha possui a exclusiva logomarca FCI estampada, garantindo autenticidade e exclusividade, além de certificar que são fornecidas exclusivamente para as federações oficialmente registradas junto à FCI. Essa exclusividade assegura que apenas anilhas certificadas e regulamentadas cheguem aos clubes e sócios, promovendo a segurança e a conformidade com as normas internacionais.
Aproveitamos a oportunidade para informar que a FCB receberá em breve um lote de anilhas eletrônicas para a realização de testes. Essa nova tecnologia permitirá que o pombo utilize apenas uma anilha eletrônica, eliminando a necessidade do uso conjunto de uma anilha convencional e de um chip, o que resultará em uma economia representativa para todos os criadores no Brasil. Além disso, os testes incluirão uma nova tecnologia de relógio, mesas de embarque, resultados online e outros recursos que trazem inovação e eficiência ao nosso esporte.
“Estamos comprometidos em garantir que a columbofilia no Brasil avance com qualidade e inovação. A introdução das novas anilhas eletrônicas, que passarão por testes em clubes selecionados, é um passo importante nessa direção. Nossa missão é fornecer aos nossos sócios produtos autênticos, oficiais e acessíveis, sempre respeitando os altos padrões da FCI e do MAPA. Sabemos que as mudanças econômicas exigem adaptações, e estamos aqui para apoiar cada criador e clube com dedicação e uma gestão transparente. Seguimos juntos pelo fortalecimento e crescimento do nosso esporte”, destacou Dr. Cláudio Boriola, presidente da FCB.
Para a fase de testes, serão escolhidos quatro clubes oficiais registrados na FCB para participarem do projeto piloto. Essa iniciativa reflete nosso compromisso em buscar fornecedores habilitados e comprometidos com a qualidade, inovação e acessibilidade, visando sempre a oferecer soluções de alto padrão e de baixo custo. Em breve, agendaremos uma data para a apresentação dessa tecnologia aos clubes e sócios selecionados, para que todos possam conhecer e avaliar seus benefícios.
A FCB se dedica a proporcionar inúmeros benefícios aos sócios, garantindo apoio contínuo à comunidade columbófila e promovendo um ambiente esportivo de alta qualidade. Com uma gestão administrativa eficiente e focada na excelência, buscamos continuamente aprimorar nossos serviços, fortalecer o esporte no Brasil e assegurar que os sócios tenham acesso a inovações e condições competitivas.
Em 2024, enfrentamos aumentos expressivos nos custos de matérias-primas, como o alumínio, além de outros insumos essenciais. A valorização do euro frente ao real elevou consideravelmente os custos das operações internacionais, incluindo a aquisição e o transporte das anilhas. O aumento nas taxas e impostos de importação também contribuiu para a elevação geral dos custos, configurando um cenário de despesas que, infelizmente, está fora do controle da FCB.
No ano de 2024, a FCB ainda subsidiou parte do valor das anilhas para apoiar clubes, sócios e a comunidade columbófila, especialmente em um contexto de suspensão das competições imposta pelo MAPA. Contudo, para 2025, o cenário econômico e as restrições orçamentárias tornaram inviável a continuidade desse subsídio.
A FCB trata seus criadores com o mais alto respeito e compromisso, empenhando-se em oferecer produtos de alta qualidade e custo acessível. Nosso compromisso vai além de fornecer materiais: buscamos fortalecer a columbofilia no Brasil, preservando os valores e a integridade do nosso esporte, com uma gestão transparente e eficiente que valoriza cada sócio e apoia o desenvolvimento da columbofilia em todas as suas práticas.
Atenciosamente,
Federação Columbófila Brasileira – FCB
Assessoria de Imprensa
Assessoria de Imprensa
Essa inovação das anilhas eletrônica,será um grande avanço na columbofilia, tenho interesse em fazer teste e conhecer sobre…