Comunicado: Os criadores oficiais de pombo correio do Brasil poderá contar com Assessoria Jurídica e Assistência Médica Veterinária gratuita em caso de fiscalização por agentes sanitários

Prezados membros da Federação Columbófila Brasileira,

Gostaríamos de comunicar e esclarecer que, as ações e recomendações advindas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e dos Departamentos de Vigilância dos Estados, são de suas responsabilidades e personalíssimas não tendo a Entidade Federativa qualquer tipo de envolvimento. É da responsabilidade desses órgãos garantir que as normas e regulamentos relacionados a saúde animal sejam cumpridos pelos criadores de pombos correio no Brasil. 

A Federação Columbófila Brasileira, por sua vez, cumpre com o seu papel de repassar todas as informações relevantes aos seus membros, mas não é responsável por possíveis omissões ou irresponsabilidades cometidas por criadores individuais que não sigam as recomendações de segurança sanitária. Cabe aos órgãos competentes fiscalizar e tomar medidas corretivas, caso necessário, visando proteger a saúde dos animais e garantir a qualidade da prática columbófila. Todas as recomendações sempre foram repassadas aos sócios da FCB. Essas medidas visam garantir a segurança sanitária e o bem-estar dos animais, incluindo os pombos correios.

A FCB, filiada à Federação Columbofilia Internacional (FCI) e à Associação Ibero-Latinoamericana de Columbofilia (AILAC) e devidamente Registrada no MAPA, vem orientando seus membros a efetuarem o cadastro individual tanto o Registro no Mapa quanto no Sistema Oficial da FCB, bem como a feitura do Censo/2023 de todas as aves (filhotes ou adultos), para que possamos fornecer os números das Anilhas de Rastreabilidade Animal para cada pombo registrado. 

Além disso, a FCB disponibiliza através do seu Sistema e incentiva os Clubes através dos Dirigentes a cadastrarem todos os sócios, os quais poderão emitir vários documentos que ajudará no momento de qualquer fiscalização sanitária.

É importante que todos os membros da FCB sigam rigorosamente essas ações e recomendações do MAPA e dos Departamentos Estaduais de Vigilância Sanitária para garantir a segurança e a qualidade da criação de pombos correios no Brasil. A não observância dessas medidas pode acarretar consequências negativas para a columbofilia brasileira. Contamos com a colaboração de todos os membros da FCB para o cumprimento dessas ações e recomendações.

A Equipe de colaboradores da FCB está sempre empenhada em prestar todo o suporte necessário aos seus sócios, principalmente quando se trata de questões jurídicas e sanitárias

A FCB possui uma assessoria jurídica gratuita que pode ser acionada pelos seus sócios em caso de dúvidas ou problemas relacionados às ações e recomendações do MAPA e dos Departamentos Estaduais de Vigilância Sanitária. Além disso, a FCB conta com o suporte de médicos veterinários que estão sempre à disposição para prestar orientações e esclarecer dúvidas relacionadas à criação de pombos correios. Esses profissionais também podem ser acionados em caso de problemas no momento da fiscalização pelos agentes de fiscalização.

É importante ressaltar que a FCB está comprometida em garantir a segurança e o bem-estar dos pombos correios, bem como o cumprimento das leis e normas sanitárias. Portanto, a FCB está sempre à disposição para auxiliar seus sócios em relação a qualquer questão relacionada à fiscalização, registro, rastreabilidade, emissão de documentos e pareceres técnicos necessários.

Esclarecemos ainda que FCB não está apoiando nenhum tipo de evento particular relacionado à columbódromo de particulares, por ser uma entidade federativa que visa promover a columbofilia de forma ética e regulamentada, seguindo as leis e normas sanitárias vigentes.

A FCB está comprometida em garantir o bem-estar e a segurança dos pombos correios devidamente registrados, bem como a integridade dos seus sócios legalizados. Portanto, a FCB não apoia qualquer evento particular que possa ir contra esses princípios.

A FCB orienta seus membros a seguirem rigorosamente as normas e regulamentos estabelecidos pelas entidades competentes, a fim de garantir o bem-estar e a segurança dos pombos correios e a integridade dos seus sócios.

Caso haja fiscalização por parte do MAPA ou de outros órgãos competentes, é importante que os criadores oficiais estejam com seus dados cadastrais atualizados e em dia, em conformidade com as normas e regulamentações vigentes, evitando possíveis sanções ou punições.

Contamos com a colaboração de todos os membros da FCB para a promoção da columbofilia ética e regulamentada.

Contem conosco!

Atenciosamente,

A Diretoria da Federação Columbófila Brasileira.

Deixe um comentário

Rolar para cima