Comunicado Urgente: Respeito à Portaria 587, Isenção de Responsabilidade pela FCB, Alerta Máximo nas Fiscalizações Sanitárias em Todo o País e Documentação Necessária para apresentar ao Agente de Fiscalização Sanitária

Prezados Srs. Dirigentes e criadores individuais da FCB.

Gostaríamos de chamar a atenção de todos vocês para a importância de respeitarmos integralmente o teor da Portaria Nº 587, datada de 22/05/2023, que estabeleceu o estado de emergência zoossanitária em todo o país. É fundamental compreendermos que, neste momento, a realização de campeonatos, treinos, soltas e aglomerações está expressamente proibida.

Nosso objetivo ao enviar este comunicado é conscientizar todos os criadores oficiais de pombos-correios do país, a fim de evitar maiores danos à nossa comunidade e, até mesmo, a eventual proibição das solturas de pombos no futuro.

Ressaltamos que, diante dessas restrições, a Federação Colombófila Brasileira (FCB) está isenta de qualquer responsabilidade civil ou criminal relacionada à violação das disposições da Portaria Nº 587. É de extrema importância que todos os clubes e seus associados, bem como os sócios individuais estejam cientes dessa isenção e assumam a responsabilidade individual de cumprir as determinações governamentais.

Informamos também que as fiscalizações realizadas pelos Agentes Sanitários estão em alerta máximo e abrangem todo o país. Em caso de fiscalização, solicitamos que os criadores oficiais estejam preparados e apresentem a seguinte documentação:

Carteira de Criador Oficial FCB;

Novo Certificado do Pombal com as diretrizes e recomendações sanitárias MAPA;

Números de elementos de rastreabilidade correspondentes a cada anilha FCB-BR/FCI;

A apresentação desses documentos é essencial para comprovar a regularidade da atividade e o cumprimento das normas estabelecidas. Essas informações contribuirão para uma fiscalização eficiente e evitarão possíveis contratempos.

O atual estado de emergência zoossanitária exige que tomemos medidas responsáveis e efetivas para garantir a segurança de nossas aves e a preservação da saúde pública. Devemos estar plenamente cientes de que qualquer desrespeito a essas restrições pode acarretar consequências graves para nossa atividade e colocar em risco a continuidade de nossas paixões e projetos.

Ressaltamos a importância de compartilhar essas informações com todos os associados e membros de seus respectivos clubes. É essencial que todos estejam cientes das proibições vigentes, do impacto negativo que a não conformidade pode acarretar e da documentação necessária em caso de fiscalização.

Neste momento desafiador, contamos com sua liderança e responsabilidade para orientar seus sócios criadores e garantir que as diretrizes estabelecidas pela Portaria Nº 587 sejam rigorosamente seguidas.

Juntos, podemos contribuir para a superação desse período difícil e assegurar o futuro de nossa atividade columbófila. A conscientização, o respeito às normas e a apresentação da documentação correta são fundamentais para preservarmos nossa paixão pelos pombos-correios e o bem-estar de todos.

Agradecemos sua atenção e cooperação neste assunto crucial.

Atenciosamente,

FEDERAÇÃO COLUMBÓFILA BRASILEIRA