Palestra sobre manejo, vacinas e doenças infecciosas realizada

No dia 10 de dezembro foi realizada a palestra “Manejo, Vacinas e Doenças”, em parceria com Convênio de Cooperação Técnica firmado entre a UNICENTRO – Universidade Estadual do Centro-Oeste – Paraná e a Federação Columbófila Brasileira. 

O Professor Dr. Adriano Carrasco, PhD é especialista no desenvolvimento de estudos de doenças infecciosas e parasitárias da UNICENTRO.

Durante o evento explicou-se que podemos prevenir qualquer tipo de doença com baixos custos, partindo da simples higienização do pombal e adequando a forma correta de manejo com pouca aplicação medicamentosa, evitando inclusive a proliferação e avanço de doenças. Ainda, da importância da criação da Carteira de Vacinação obrigatória como meio de fiscalização e certificação dos criadores em todo o país. Os custos da Medicina Veterinária Preventiva são infinitamente menores que do custo para tratamento dos atletas doentes, afirmou. 

O presidente da Federação Columbófila Brasileira, Dr. Cláudio Manoel Molina Boriola, disse ser mais uma iniciativa importante da Diretoria, sempre visando considerar como desportista aquele que inicia algo novo, que vê o que ninguém vê, aquele que realiza antes, que sai da área de conforto e parte para a ação. Acima de tudo, ser columbófilo significa ser um realizador que produz novas ideias através da congruência entre organização, criatividade e determinação, comentou.

Todos os participantes realizaram perguntas e trocaram informações importantes, adquirindo assim excelentes aprendizados e experiências.

Para o presidente da Federação Paulista de Columbofilia, Sr. David Gonçalves, afirmou ter sido excelente a palestra do Dr. Adriano Carrasco, com a participação dos columbófilos atingimos o ponto nevrálgico do problema sanitário da columbofilia. Temos que aplacar este mal imediatamente, com armas que sabemos que podem nos ajudar enquanto aguardamos uma solução definitiva para o problema, comentou. 

A columbofilia de sucesso é formada por:

– Conscientização;   

– Determinação;

– Habilidade de organização;

– Habilidade de lidar com os pombos;

– Adotar tecnicamente etapas e processos de manejos saudáveis;

– Fazer uso da Medicina Veterinária Preventiva; 

– Utilizar medicamentos precisos e prescritos por profissional habilitado; 

Você é capaz de chegar mais longe com o apoio das pessoas certas. 

A FCB é uma comunidade de columbófilos, que há anos vem incentivando o desporto do pombo de corrida, uma verdadeira paixão que fascina qualquer ser humano. 

FCB sempre pensando em você!

Assessoria de Comunicação.

6 comentários em “Palestra sobre manejo, vacinas e doenças infecciosas realizada”

  1. Hugo Jorge

    Ótima iniciativa da nossa Federação, infelizmente estava fora de área e não consegui sinal (internet)para participar, Parabéns a toda Diretoria.

    1. Olá Hugo Jorge, obrigado pela visita e feedback. Ficamos tristes por não ter conseguido participar, não faltará outras oportunidades. Por outro lado, sentimos felizes pelos comentários.

      Conte sempre com a gente!

      FCB pensando sempre em você!

      Equipe FCB

  2. Wellington F. S. Oliveira

    Nesse momento oportuno que parabenizar essa iniciativa ao Presidente da Federação Columbófila Brasileira Dr Cláudio Boriola e Dr. Adriano Carrasco (Palestrante), Veterinário, que com seus valores e conhecimentos técnicos e científicos, notadamente, no campo de doenças mais comuns em Columbas Livea, nosso pombos-correio. Foi uma palestra segura e aprofundada,, especificamente direcionada aos amantes da Columbófilia brasileira.. Deu oportunidade a todos os participantes de falar de doenças mais comuns nos pombos, como doenças causadas por vírus, bactérias, vermes e parasitas internas e externas. Nesse quadro o Eminente Palestrante Dr. Adriano deu amplos esclarecimentos quanto às mais variadas vacinas para cada tipo causadoras de enfermidades, dentre elas a terrível Newcastle, coccidiose, triconoma, bouba, verminoses sobre tudo ascáris lumbricoíde e estrongiloíde e tantas outras doenças contagiosas que acabam debilitando o pombo levando,
    às vezes , à morte. Esclareceu também quanto à dose de medicamento a ser ministrado para cada ave. Ressaltou quanto à periodicidade que deve ser observado pelo Columbófilo no seu plantel. Observânca no período de muda das aves e nunca dar vacinas que requer um lapso de tempo para sua eficacia… Foi uma palestra esclarecedoras do Dr. Adriano aos participantes. Participação do Wellington de Oliveira de Curitiba – Columbófilo há mais de 40 anos- Juiz Classificador de Pombos-correio… Abraços!!!

    1. Olá Sr. Wellington F. S. Oliveira, obrigado pela visita e feedback.

      A Diretoria da FCB sente-se feliz e honrada pelos vossos comentários.

      Em breve nos encontraremos novamente em mais um de nossos eventos a ser realizado.

      Conte sempre com a gente!

      FCB pensando sempre em você!

      Equipe FCB

Deixe um comentário

Rolar para cima