Comitê veterinário da FCI apoia FCB na apresentação de estudos sobre gripe aviária ao MAPA

Prezados membros criadores oficiais da FCB,

Gostaríamos de informar que recentemente foi editada uma portaria pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) que afeta diretamente a columbofilia brasileira.

Sabemos que podem surgir dúvidas e questionamentos sobre essa nova regulamentação. Por isso, queremos deixar claro que o Departamento Jurídico e os colaboradores veterinários da FCB estão à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos necessários.

Além disso, gostaríamos de ressaltar que contamos com o apoio do comitê veterinário da FCI – Federação Columbofila Internacional, por meio do Dr. David Madeira (Portugal), vice-presidente da FCI e presidente do Comitê Veterinário da FCI. Ele mos ofereceu de forma espontânea toda ajuda aos países afetados da América Latina, possibilitando apresentar informações importantes ao MAPA, com base em estudos científicos realizados pelo comitê a respeito da dicotomía da gripe aviária que vem de longos anos de estudos em toda a Europa. 

 Na reunião realizada na Assembleia realizada pela AILAC no último sábado (15/04), o Dr. David Madeira, esclareceu por ter profundo conhecimento na questão que envolvem toda a Europa há longos anos, nos informou que os pombos correios não são receptores ou transmissores da gripe aviária, segundo os estudos realizados pelo Comitê Veterinário da FCI. 

Também propôs a possibilidade de enviar ao Brasil através da FCI um de seus integrantes do Comitê Veterinário para em conjunto com os veterinários brasileiros colaboradores da FCB, apresentarem pessoalmente ao MAPA todos os estudos realizados sobre o tema, visando a liberação dos campeonatos a serem realizados em nosso país. 

Esse respaldo técnico é fundamental para esclarecer eventuais dúvidas e garantir a segurança e a saúde de todos os envolvidos na criação e na competição de pombos correios no Brasil.

Aproveitamos para informar que a FCB está empenhada em buscar alternativas junto ao MAPA, visando minimizar os impactos dessa nova regulamentação para o setor. Estamos em contato com as autoridades competentes e buscando diálogo para encontrar soluções que sejam favoráveis aos nossos membros e à saúde animal como um todo.

Caso haja novidades, estaremos prontos para informá-los e mantê-los atualizados sobre as possibilidades que estamos explorando. 

Acreditamos que, juntos, poderemos encontrar caminhos que sejam positivos para todos os envolvidos.

Caso você tenha interesse em obter mais informações sobre a Portaria ou precise de ajuda para entendê-la, não hesite em entrar em contato conosco pelo endereço de e-mail [email protected]. 

Será um prazer ajudá-lo e orienta-lo da melhor forma possível, com a cortesia e o respeito que sempre pautam o nosso atendimento.

Atenciosamente,

A Diretoria da FCB

Deixe um comentário

Rolar para cima