Curiosidades: A importância histórica dos pombos-correios na comunicação: um meio confiável de envio de mensagens em tempos de guerra e paz

Autor: Pesquisas elaboradas pela Coordenadoria do Departamento de Esportes da FCB

Os pombos-correios, também conhecidos como columbiformes, foram utilizados como meio de comunicação por milhares de anos em todo o mundo. Acredita-se que os primeiros registros de utilização dos pombos-correios remontam ao Antigo Egito, há mais de 3.000 anos atrás. Os egípcios utilizavam os pombos-correios para enviar mensagens entre as cidades do Nilo.

Ao longo da história, os pombos-correios foram utilizados em muitas outras partes do mundo, incluindo a Grécia antiga, Roma, China, Japão, Índia e Europa. Na Europa, a utilização dos pombos-correios começou na Idade Média, onde eram frequentemente utilizados por reis e nobres para enviar mensagens importantes.

Durante o século XIX, a utilização dos pombos-correios se expandiu consideravelmente, principalmente para fins militares. Durante a Primeira Guerra Mundial, mais de 100.000 pombos-correios foram utilizados pelas forças militares britânicas, francesas e alemãs para enviar mensagens entre a linha de frente e a retaguarda.

No entanto, com o advento de novas tecnologias, como o telégrafo e o telefone, a utilização dos pombos-correios como meio de comunicação declinou significativamente no século XX. Hoje em dia, a utilização dos pombos-correios é principalmente restrita a atividades esportivas, como as corridas de pombos.

Apesar de sua declinante utilização, os pombos-correios ainda possuem um papel importante na história da comunicação. Sua capacidade de voar grandes distâncias com precisão e rapidez os tornou uma ferramenta valiosa em tempos de guerra e paz. Além disso, os pombos-correios foram responsáveis por estabelecer rotas comerciais em todo o mundo e contribuíram para a expansão do comércio internacional.

Referências:

  • Cohen, M. N. (2014). Pombos furando: Uma revisão de pombos domésticos e táxons semelhantes a pombos. Genética Animal, 45(5), 707-719.
  • Gautier, G. (1987). Pombos e pombas do mundo. Londres: Curadores do Museu Britânico.
  • Swales, R. H. (1998). Pombos e pombas da Austrália. Sidney: Angus e Robertson.
  • Wells, D. R. (1999). O pombo. Londres: Yale University Press.

Deixe um comentário

Rolar para cima