A importância do uso de anilhas oficiais e a rastreabilidade das aves na criação de pombos-correios no Brasil

A criação de pombos é uma atividade que exige cuidados e responsabilidades por parte dos criadores. Uma das obrigações mais importantes é a utilização de anilhas oficiais originais da Federação Columbófila Brasileira (FCB) em todas as aves criadas. Essa medida é essencial para a rastreabilidade das aves e para garantir a saúde e segurança dos animais.

As anilhas oficiais da FCB-BR/FCI são fornecidas aos criadores reconhecidos pela Federação Columbófila Internacional (FCI) com mais de 100 entidades afiliadas no mundo e pela Associação Ibero Latina Americana (AILAC) hoje com mais de 13 Federações oficiais afiliadas em toda a América Latina. Elas possuem um número de identificação único que permite a rastreabilidade das aves desde o seu nascimento até a sua morte. Isso é fundamental para o controle sanitário, saúde pública e para o combate ao comércio ilegal de animais.

A utilização de anilhas não oficiais ou falsificadas é uma prática ilegal que coloca em risco a saúde e a segurança das aves e além disso, a saúde pública. Essas anilhas não possuem o número de identificação único e registros no Banco mundial de dados da FCI, portanto, não permitem a rastreabilidade das aves junto ao MAPA, no caso do Brasil. Além disso, elas podem ser de baixa qualidade e causar danos físicos e estéticos aos animais a depender da matéria prima utilizada na fabricação por empresas não homologadas pelo Comitê de Esportes da FCI.

Os criadores reconhecidos pela FCB, FCI e AILAC também devem estar cientes da importância da rastreabilidade das aves junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Essa medida passou a ser obrigatória a partir de 01 de janeiro de 2023 (Instrução Normativa Nº 5/2018/MAPA) para garantir a segurança das aves e a saúde pública. O registro das aves contendo o número da Anilha oficial mais o número de elemento de rastreabilidade fornecidos pelo MAPA, permite a identificação dos criadores e das propriedades onde as aves são criadas, além de garantir que os animais sejam criados de forma adequada e em conformidade com as normas sanitárias exigidas.

A utilização de anilhas oficiais originais da FCB-BR/FCI e a rastreabilidade das aves junto ao MAPA são medidas fundamentais para garantir a saúde e segurança das aves, bem como para o controle sanitário e para o combate ao comércio ilegal de animais. Os criadores reconhecidos pela FCB, FCI e AILAC devem estar conscientes da importância dessas medidas e cumpri-las rigorosamente em todas as suas criações.

Lembrando que a criação de pombos é uma atividade que exige responsabilidade e comprometimento dos criadores, e o uso de anilhas oficiais originais da Federação Columbófila Brasileira – FCB-BR/FCI e a obrigatoriedade da rastreabilidade das aves junto ao MAPA são medidas fundamentais para garantir a saúde e segurança das aves, bem como para o controle sanitário e o combate ao comércio ilegal de animais no país.

Ao cumprir essas obrigações, os criadores oficiais não apenas cumprem com suas responsabilidades legais, mas também contribuem para a preservação da fauna brasileira e para a proteção da saúde pública. Portanto, é essencial que todos os criadores de pombos reconhecidos pela FCB, FCI e AILAC sigam rigorosamente essas medidas para garantir um futuro sustentável para a criação de pombos no Brasil fortalecendo a columbofilia brasileira.

Assessoria de Comunicação

Deixe um comentário

Rolar para cima