FCB disponibiliza aos criadores oficiais Certificado de Vacinação, Manejo de Plantel e Protocolos de Limpeza e Desinfecção 2023 para garantir a saúde dos pombos-correio do Brasil

Os criadores oficiais de pombos-correios no Brasil devem estar atentos às normas sanitárias estabelecidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para garantir a saúde dos seus animais e evitar a propagação de doenças. Nesse sentido, a Federação Columbófila Brasileira disponibiliza o Certificado de Vacinação e manejo do plantel, protocolo de limpeza e desinfecção do pombal, que deve ser preenchido pelos criadores e apresentado ao agente sanitário durante as realizadas inspeções nos pombais.

O Certificado de Vacinação e manejo do plantel é um documento que comprova a vacinação dos pombos-correios contra as principais doenças que afetam a espécie, como a paramixovirose e a salmonelose. Além disso, o certificado também atesta o manejo adequado do plantel, incluindo o uso de alimentação balanceada, a prática de exercícios físicos regulares e o controle de parasitas e vetores.

Outro aspecto importante do certificado é o protocolo de limpeza e desinfecção do pombal. Esse protocolo estabelece as medidas necessárias para manter o ambiente do pombal limpo e livre de agentes infecciosos, como a limpeza diária das fezes e do material utilizado para a cama dos animais, a desinfecção periódica do pombal e a adoção de medidas preventivas para evitar a entrada de aves ou insetos contaminados.

A eficácia do Certificado de Vacinação e manejo do plantel e do protocolo de limpeza e desinfecção do pombal é fundamental para a saúde dos pombos-correios e para a prevenção de doenças. Além disso, a apresentação do certificado acompanhado da Carteira de Identificação do Sócio e Certificado do Pombal (Documento válido somente com a apresentação da Carteira de Sócio – CRIADOR OFICIAL FEDERADO com QR Code na Federação Columbófila Brasileira), ao agente sanitário é obrigatória e garante a conformidade do criador com as normas sanitárias estabelecidas pelo MAPA.

Outra medida importante estabelecida pelo MAPA é o fornecimento de um número de rastreabilidade para cada pombo possuidor da Anilha Oficial com a sigla FCB-BR/FCI registrado. Esse número permite a identificação do animal facilitando a ação das autoridades sanitárias e garantindo a segurança dos animais e da população em geral.

O Certificado de Vacinação e manejo do plantel, protocolo de limpeza e desinfecção do pombal e o número de rastreabilidade são medidas essenciais para os criadores oficiais de pombos-correios no Brasil. O cumprimento das normas sanitárias estabelecidas pelo MAPA garante a saúde dos animais e a segurança da população, além de contribuir para a manutenção da atividade columbófila no país.

Abaixo disponibilizamos o CERTIFICADO DE VACINAÇÃO E MANEJO DO PLANTEL e Protocolos de Limpeza e Desinfecção e faça sua parte evitando problemas de fiscalização dos agentes sanitários elaborado pelo Assessor Técnico Dr. Adriano Carrasco – CRVM/PR 8534 através do Convênio FCB/UNICENTRO – Universidade do Centro Oeste do Paraná.

Deixe um comentário

Rolar para cima