FCB reforça compromisso com a legalidade e segurança dos pombos correios em todo o país

Prezados membros da Federação Columbófila Brasileira,

Gostaríamos de informar que em decorrência da situação de prevenção à Influenza Aviária no país, todos os eventos que envolvam aves, incluindo eventos da columbofilia, foram suspensos por 90 dias em todo o Brasil, conforme comunicado publicado em atendimento a determinação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA e autoridades Estaduais.

Mas é importante ressaltar que essa medida foi tomada como forma de prevenção e combate à doença. A segurança e o bem-estar dos nossos animais são sempre a nossa prioridade.

Como membros da FCB, é fundamental que todos sigam as orientações e medidas de prevenção necessárias para evitar a propagação da doença em nossas aves. É importante lembrar que a Influenza Aviária é uma doença altamente contagiosa e pode afetar tanto as aves selvagens quanto as aves domésticas.

Recomendamos que todos os nossos sócios tomem as precauções necessárias para proteger seus pombos, manter seus pombais sempre limpos, higienizados, evitar o contato com outras aves e monitorar seus animais de perto para detectar possíveis sinais de doenças.

É importante destacar que todos os criadores, inclusive os clandestinos, devem cumprir com as regulamentações do MAPA e da FCB para garantir a segurança das aves e evitar riscos à saúde pública. Caso você tenha conhecimento de algum criador que esteja descumprindo as determinações do MAPA, denuncie pelo telefone (61) 99840-9079 ou pelo e-mail [email protected].

Em caso de fiscalização do pombal, é necessário que o sócio esteja devidamente cadastrado no Sistema Oficial da FCB e no MAPA e apresente ao agente sanitário o número de identificação do usuário MAPA (Cadastro), a Carteira de Sócio Oficial, Certificado do Pombal de emissão da FCB com Código QR e os números de elementos de Rastreabilidade das aves gerados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, lembrando que há o número da Anilha oficial da FCB-BR/FCI contendo 7 (sete) dígitos e o número de elemento do MAPA contendo 15 (quinze) dígitos (verifique o Cartão de Propriedade de Criador Oficial que acompanham as Anilhas 2023).

A falta desses documentos pode acarretar na interdição do pombal, conforme as normas sanitárias em vigor. É importante ressaltar a necessidade de cumprir com as regulamentações para garantir a segurança das aves e evitar riscos à saúde pública, sendo essa obrigação imposta pela Federação Columbófila Brasileira e deve ser cumprida por todos os membros da FCB.

Reforçamos que a FCB não se responsabiliza pelo descumprimento das normas sanitárias por parte de seus associados e que a desobediência pode acarretar em sérias consequências, incluindo a proibição da prática da columbofilia. Contamos com a colaboração de todos para evitar riscos à saúde pública e garantir a continuidade da columbofilia no Brasil.

Continuamos acompanhando a situação de perto e informaremos a todos os membros da FCB assim que houver novas atualizações sobre o assunto junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA.

Lembramos que a Influenza Aviária é uma doença altamente contagiosa e pode afetar tanto as aves selvagens quanto as aves domésticas. Portanto, a segurança e o bem-estar dos nossos animais são sempre a nossa prioridade.

Agradecemos a compreensão e colaboração de todos em prol da segurança e bem-estar de nossas aves.

Federação Columbófila Brasileira

Assessoria de Comunicação

Deixe um comentário

Rolar para cima