História Hoje: Pombo-correio é vendido por mais de um milhão de euros

Os pombos-correio têm um senso de orientação admirável e sempre voltam para o lugar onde foram criados. Durante a Primeira Guerra Mundial, foram muito utilizados para entregar mensagens, e tratados como heróis. Com a modernização da comunicação, essas aves não perderam seu valor. Em 18 de março de 2019, um pombo-campeão belga foi vendido por mais de um milhão de euros. Até então, o pombo mais caro tinha sido vendido por 376 mil euros.

Armando, considerado o melhor pombo de longa distância de todos os tempos, começou como medalha de bronze em 2017. O resultado não mostrou que ele era bom e que poderia se tornar um reprodutor. Mas o dono insistiu em colocar o pombo em novas competições. E, em 2019, Armando conquistou o ouro na 1ª Olimpíada Pombo de Longa Distância da Bélgica. A fama rendeu à ave o apelido de “Lewis Hamilton”, em referência ao piloto de Fórmula 1.

O pombo-campeão foi à leilão e bateu o recorde no valor do lance final. Um comprador da China arrematou a ave atleta por um milhão e duzentos e cinquenta mil euros. Na época, esse montante era equivalente a cinco milhões de reais e trezentos mil reais.

A columbofilia tem praticantes no mundo todo. Os columbófilos dedicam-se à criação, seleção e cultivo de pombos-correio de competição. A China é considerada um dos berços dessa tradição. E a Bélgica tem os melhores criadouros do mundo.

História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Jailton Sodré

Publicação web: Patrícia Serrão

Fonte: Rádio Agência Nacional EBC

Deixe um comentário

Rolar para cima