NOTA DE REPÚDIO – ESCLARECIMENTOS À MATÉRIA DA TV SERGIPE

A FEDERAÇÃO COLUMBÓFILA BRASILEIRA – FCB (www.fcb.org.br), entidade que congrega mais de setenta Clubes, Associações de criadores oficiais de pombos correio, filiada à ASSOCIAÇÃO IBERO LATINO-AMERICANA – AILAC e à FEDERAÇÃO COLUMBÓFILA INTERNACIONAL – FCI, com sede em Halle, Alemanha, vem por meio desta nota repudiar veementemente a campanha veiculada pela TV Sergipe que tem responsabilizado indiscriminadamente os pombos como transmissores de doenças em Aracaju/SE.

Consideramos extremamente lamentável a abordagem sensacionalista e desprovida de embasamento científico adotada pela matéria veiculada pela TV Sergipe. É preocupante que informações imprecisas e alarmantes sejam disseminadas, causando temores infundados na população e descredibilizando a importante contribuição dos criadores de pombos correio para a columbofilia brasileira.

Desejamos esclarecer à população que os pombais dos criadores filiados à FCB são certificados e submetidos a rigorosos padrões de higiene e manejo. Todos os sócios da FCB têm acesso a assistência veterinária especializada, abrangendo desde a higienização adequada dos pombais até a administração de vacinas, garantindo assim a saúde e o bem-estar das aves.

É importante destacar que as aves criadas por Columbófilos são submetidas a cuidados constantes e regulares, incluindo monitoramento veterinário, a fim de assegurar que estejam em condições ideais de saúde. Tais práticas são parte essencial da columbofilia responsável e contribuem para a preservação da integridade das aves e a segurança da saúde pública.

A FCB repudia veementemente a disseminação de informações equivocadas e alarmantes, reafirmando seu compromisso em promover a columbofilia baseada em práticas técnicas, científicas e éticas. Solicitamos à TV Sergipe a retratação e retificação das informações veiculadas, a fim de evitar danos irreparáveis à imagem dos pombos correio e dos Columbófilos.

Dr. Claudio Manoel Molina Boriola – Presidente

FEDERAÇÃO COLUMBÓFILA BRASILEIRA – FCB