Federação Columbófila Brasileira (FCB) participa de importante reunião sobre Influenza Aviária a convite do IMA/MAPA

Belo Horizonte, 30 de junho de 2023 – Na manhã de hoje, representantes de diversas entidades oficiais de criadores se reuniram com os membros do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para discutir a situação da influenza aviária no Brasil. A reunião, que contou com a participação do presidente do Clube Sete de Setembro de Belo Horizonte, Dr. Jorge Antônio Gomes, nomeado pela FCB, teve como objetivo principal traçar estratégias para conter o avanço da doença e fornecer informações aos criadores.

 

Durante o encontro, foi realizada uma retrospectiva dos primeiros relatos sobre a influenza aviária, que começou a se espalhar pelo litoral do Espírito Santo e já atingiu os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com um total de 53 casos confirmados em todo o país. Os representantes dos órgãos sanitários presentes na reunião ressaltaram a importância de agir com rapidez para encontrar uma solução efetiva e destacaram que, no momento, a restrição e a prevenção ainda são as melhores medidas a serem adotadas, visando evitar a disseminação do vírus entre as aves.

O presidente da FCB, Dr. Cláudio Boriola, expressou seu profundo agradecimento ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) pelo honrado convite à Federação Columbófila Brasileira (FCB) para participar deste importante evento sobre Influenza Aviária. “É uma honra poder contribuir nas discussões e ações para preservar a saúde das aves no país. Agradeço sinceramente pela oportunidade e reitero nosso compromisso em apoiar esforços conjuntos com o IMA/MAPA para uma avicultura segura e sustentável. Juntos, enfrentaremos os desafios e promoveremos o bem-estar de nossas aves.”

O IMA/MAPA se comprometeu a redigir uma ata detalhada do encontro, que será encaminhada às entidades oficiais por e-mail, a fim de manter todos os envolvidos informados sobre as deliberações e próximos passos. Além disso, o instituto também anunciou planos para adaptar o panfleto informativo que está sendo desenvolvido, com o intuito de distribuí-lo nas granjas de criação comercial de frangos, pássaros e de pombos correio. Essa medida tem como objetivo fornecer informações relevantes aos criadores e conscientizá-los sobre os cuidados necessários para prevenir a propagação da doença.

Durante a reunião, ficou evidente o empenho do IMA/MAPA na resolução desse problema, e eles contam com o apoio das entidades representativas de criadores de aves, inclusive da Federação Columbófila Brasileira (FCB). O Dr. Jorge Antônio Gomes, presidente do Clube Sete de Setembro de Belo Horizonte, que foi nomeado como representante da FCB nessa importante reunião, destacou a importância da união entre os criadores e o compromisso de enfrentar essa situação desafiadora.

A influenza aviária representa uma ameaça significativa para a avicultura brasileira, e a troca de informações e a colaboração entre os setores público e privado são fundamentais para conter o avanço da doença. A reunião de hoje foi um passo importante nessa direção, e as entidades de criadores, em parceria com os órgãos sanitários, continuarão trabalhando juntas para encontrar soluções efetivas e minimizar os impactos da influenza aviária no país.

Assessoria de Comunicação

Deixe um comentário

Rolar para cima