URGENTE: SUSPENSÃO DE EVENTOS COM AVES EM VÁRIOS ESTADOS BRASILEIROS DEVIDO À INFLUENZA AVIÁRIA

Prezados membros da Federação Columbófila Brasileira,

Gostaríamos de informar que alguns Estados como do Paraná, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, em decorrência da situação de prevenção a Influenza Aviária no país, suspendeu por 90 (noventa) dias todos os eventos que envolvam aves, incluindo eventos da columbofilia, como forma preventiva à gripe aviária.

Entendemos que essa notícia pode ser frustrante, mas é importante ressaltar que essa medida foi tomada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA e autoridades Estaduais como forma de prevenção e combate à doença. A segurança e o bem-estar dos nossos animais são sempre a nossa prioridade.

Como membros da FCB, é fundamental que todos sigam as orientações e medidas de prevenção necessárias para evitar a propagação da doença em nossas aves. É importante lembrar que a Influenza Aviária é uma doença altamente contagiosa e pode afetar tanto as aves selvagens quanto as aves domésticas.

Por isso, recomendamos que todos os nossos sócios tomem as precauções necessárias para proteger seus pombos, manter seus pombais sempre limpos, higienizados, evitar o contato com outras aves e monitorar seus animais de perto para detectar possíveis sinais de doenças.

Continuamos acompanhando a situação de perto e informaremos a todos os membros da FCB assim que houver novas atualizações sobre o assunto junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA. 

Em caso de fiscalização do pombal, é necessário que o sócio esteja devidamente cadastrado no Sistema Oficial da FCB e no MAPA e apresente ao agente sanitário o número de identificação do usuário MAPA (Cadastro), a Carteira de Sócio Oficial, Certificado do Pombal de emissão da FCB e os números de elementos de Rastreabilidade das aves gerados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, lembrando que há o número da Anilha oficial da FCB-BR/FCI contendo 7 (sete) dígitos e o número de elemento do MAPA contendo 15 (quinze) dígitos (verifique o Cartão de Propriedade de Criador Oficial que acompanham as Anilhas 2023). 

A falta desses documentos pode acarretar na interdição do pombal, conforme as normas sanitárias em vigor. É importante ressaltar a necessidade de cumprir com as regulamentações para garantir a segurança das aves e evitar riscos à saúde pública, sendo essa obrigação imposta pela Federação Columbófila Brasileira e deve ser cumprida por todos os membros da FCB. 

Para obtenção dos números de elementos de Rastreabilidade das aves, cadastre seus pombos diretamente no Sistema Oficial FCB – www.fcb.org.br/controle – em não estando cadastrado solicite ao Dirigente do seu Clube para o recebimento dos números de elementos gerados pelo MAPA. 

Agradecemos a compreensão e colaboração de todos em prol da segurança e bem-estar de nossas aves.

Atenciosamente,

A Diretoria 

Deixe um comentário

Rolar para cima